24 de abril de 2015

Como é que o Benfica pode ganhar ao Porto?

Situação 1: O Porto vai iniciar o jogo exactamente como fez contra o Bayern no Dragão. Irá pressionar forte em cima dos defesas centrais do Benfica jogando no erro dos mesmos. O que o Benfica terá que fazer nestes momentos será devolver a bola ao GR para que este faça jogo directo para os atacantes. O Benfica tem atacantes com capacidade de ganhar as bolas aos defesas portistas, bastando para isso que Gaitan e Salvio se juntem no meio a Lima e Jonas.

Situação 2: Quando for a vez do Porto ter a bola o Benfica terá que impedir os médios portistas de receber a bola pressionando forte sobre estes e cortando as suas linhas de passe. Os defesas centrais do Porto são fracos a sair a jogar pelo que é a eles que se deve dar a primazia de iniciar o jogo.

Situação 3: Um Porto sem Tello é um Porto com pouca capacidade de explorar os espaços nas costas da defesa do Benfica pelo que o Benfica deve tentar jogar o mais compacto possível quando não tiver a bola. Uma defesa subida vai fazer com que a inferioridade numérica no meio campo não se note tanto. Foi esta a chave do sucesso do Bayern em Munique.

Situação 4: As movimentações de Jackson. Jackson é um avançado muito perigoso na área mas não é só na zona de finalização que este ponta de lança joga. As suas movimentações na zona central  do terreno são muito perigosas e permitem muitas vezes a penetração dos médios ou dos extremos em zonas interiores. Os centrais do Benfica devem ter cuidado para não saírem do seu posicionamento. Quando forem atrás de Jackson é importante que não o deixem rodar e tabelar com os médios pois muitas das jogadas ofensivas do Porto nascem assim.

Situação 5: Lançamentos longos para Jackson ao estilo do golo ante o Bayern no Dragão. Dificilmente acontecerão jogadas destas pois os defesas do Benfica são fortes no jogo aéreo mas é uma das características do jogo portista quando joga em contra golpe.

Situação 6: Mudança de flanco colocando a bola no lateral. Uma das coisas que se vê o Porto a fazer de forma sistemática é chamar a equipa adversária para um flanco do campo e quando a equipa adversária se encontra desposicionada virar rapidamente o flanco para o lateral contrário que tem terreno livre para subir e causar desequilibro. Para evitar isto o lateral do Benfica terá que fechar mais ao meio cabendo ao médio ala fechar sempre esta linha de passe. Este tipo de passes são de elevado risco pois caso corram mal poderão dar perigosos contra ataques.

4 comentários:

  1. sera que tello não tomará a amarelinha também?

    ResponderEliminar
  2. Ganhar ao Porto? Entrem no campo como homens não como meninas medrosas.. E percebam que contra estes corruptos não se trata de um simples jogo, é uma guerra. Determinados e confiantes...e ganhamos, porque somos melhores.

    ResponderEliminar
  3. A resposta é fácil, amigo Pancho, basta marcar, sempre, mais um golo do que 'eles' :-))

    Agora vou ler o que escreve, eheheh!

    Mas nunca sem que antes lhe deseje, um Bom Fim de Semana, sobretudo no plano desportivo em geral e na Liga (N) NÓS (SA) - nem me passa pela cabeça que o SLB, possa no mínimo, perder os 3 pontos de avanço - em particular

    Glorioso Abraço

    ResponderEliminar