10 de abril de 2015

4 momentos críticos para Pinto da Costa

Se viram o post de ontem verificaram que desde a ascensão de Pinto da Costa ao poder em 1982, quando destronou de maneira menos lícita Américo Sá houve 4 momentos em que o seu poder esteve em causa.

1. Dívida às finanças e respectiva penhora da Antas (resolvida pelo Totonegócio com a ajuda do amigo Major)

2. Caso dos Quinhentinhos (Viagem ao Brasil paga ao árbitro Carlos Calheiros. Nessa altura, o presidente do Sporting, Pedro Santana Lopes atacou fortemente o poder a norte  mas estava coxo pois o presidente Benfiquista Manuel Damásio a troco de uns lugares de poder na recém criada Liga de Clubes ficou aliado ao Porto e esfumou-se a oportunidade.

3. Eleição de Rui Rio e o sistema de Dias da Cunha. Quando Rui Rio foi eleito presidente da câmara municipal do Porto chocou de frente com uma corrupção instalada entre a Câmara e o clube das Antas. Teve coragem para parar com tudo isso e abrir uma guerra que 4 anos mais tarde venceu novamente com a sua reeleição por maioria absoluta. Dias da Cunha acusou os rostos do sistema e lutou contra ele. Não teve a sustentação certa dentro do Sporting quando estava no bom caminho e acabou derrotado internamente. Pinto da Costa, depois de três anos sem ganhar campeonatos foi buscar Mourinho e voltou aos tempos de maior glória.

4. Apito Dourado. Foi a maior derrota e abalo de Pinto da Costa. Depois do apito dourado as coisas nunca mais foram as mesmas. Foi obrigado a ginásticas que até ali nunca precisara de fazer como ir foragido para a Galiza. Nos últimos tempos passou a dividir os títulos com o Benfica e quando ganha já não o faz com mais de 10 pontos de avanço como no passado. Quem o tramou foram as escutas que revelaram todos os actos ilícitos de que já se desconfiava à muito tempo e a namorada da altura, Carolina, que traída veio abrir a boca e contar muitos dos podres do presidente portista.

Apesar destes 4 momentos negativos na presidência de Pinto da Costa, o presidente portista sempre se conseguiu levantar e dar a volta por cima das situações. Neste momento, o Benfica está a um pequeno passo de poder dar a Pinto da Costa a primeira grande estocada desportiva e financeira caso se consiga tornar bi-campeão. O Porto fez uma aposta financeira enorme e só ganhando o campeonato poderá justificar tamanho investimento.





3 comentários:

  1. Não é Dias Ferreira é Dias da Cunha. O Ferreira não tem inteligência nem para acender uma vela.
    PC levanta-se porque tem muita gente poderosa por detrás que o ampara, as forças vivas do Porto (Belmiros e Amorins). Como pessoa é cobarde, mentiroso e hipócrita e como gestor não sabe gerir sequer uma tasca de vinho a martelo.

    ResponderEliminar
  2. O assalto da Máfia ao F.C. do Porto foi em Abril de 1982 ... !!!

    ResponderEliminar