26 de abril de 2014

Adeus professor Bitaites

Aos 73 anos, faleceu, hoje, no Hospital de Santo António do Porto Hernâni Gonçalves, antigo preparador físico do FC Porto e da seleção nacional

Morreu o 'Professor Bitaites' do Futebol Clube do Porto
Estava em coma depois de ter feito uma intervenção cirúrgica à carótida, há mais de um mês. Era socialista e partiu esta manhã, no dia em que se comemoram os 40 anos da revolução de abril, sempre celebrada por Hernâni Gonçalves.
No Porto era afetuosamente conhecido por 'professor bitaites', alcunha que ganhou devido aos seus irónicos e humorísticos comentários em particular sobre o mundo do futebol, no qual entrou pela mão de José Maria Pedroto, no Boavista, que acompanhou na transição para o FC Porto de Pinto da Costa.
Portista ferrenho, Hernâni Gonçalves, venceu oito campeonatos e nove taças de Portugal, tendo conquistado o inédito tetra do FC Porto ao lado de António Oliveira, com quem também partilhou o Euro 1996, em Inglaterra.
Natural de Bragança, onde estudou até ao antigo 7º ano, licenciou-se em Educação Física, no Porto, tendo ainda feito cursos de formação de Alto Rendimento em Bruxelas e Madrid.
Durante a presidência autárquica de Nuno Cardoso, foi vereador da Qualidade de Vida da Câmara Municipal do Porto.
Antigo colaborador do "Jornal de Notícias", foi também comentador desportivo no programa da RTP "Liga dos Últimos". Há mais de uma década preside à Escola de Futebol Hernâni Gonçalves, uma associação desportiva vocacionada para o futebol de formação.
Hernâni Gonçalves deixa mulher, dois filhos e uma filha.    
In Expresso. 

4 comentários:

  1. Meu Caro,
    Fez muito bem ao assinalar a partida do Hernâni. Talvez o tenha conhecido melhor do que eu, mas posso assegurar que nunca o futebol, com as suas paixões, beliscou a relação de extrema cordialidade que nos uniu. As pessoas não devem jamais deixar-se reduzir à dimensão de meros adeptos. Abraço, Júlio Machado Vaz.

    ResponderEliminar
  2. Digam o que disserem é outro que pertencia ao sistema e que trabalhou para ele, como o Pôncio e demais maralha. Perguntem ao Marinho Neves.






    ResponderEliminar
  3. Nada me move contra comentadores como o Dr Poncio, o professor Bitaites ou Manuel Serrão. Muito pelo contrário, vejo neles comentadores com independência, paixão clubística e grande sentido de humor. Para além de tudo o mais, o professor Bitaites foi co-fundador de um dos melhores programas de entretenimento da TV portuguesa, A Liga dos Últimos.

    ResponderEliminar
  4. Nem hoje respeitam a memoria de um homem que faleceu, os invejosos cobardolas continuam a insultar a memoria das pessoas. Bando de frustrados cobardes.

    ResponderEliminar