É esta a minha opinião após ponderar durante vários dias sobre este tema.
As minhas razões para esta escolha devem-se essencialmente a razões de ordem técnica. As suas equipas apresentam rotinas bem definidas, coesão defensiva, bons processos ofensivos, elevada posse de bola, bom trabalho de bolas paradas, pressão alta e forte, jogo ofensivo preferencialmente pelo corredor central do terreno que é onde no futebol moderno se combatem as melhores defesas.
Para além destas situações de ordem técnica, Vítor Pereira tem um histórico extremamente positivo:
- No primeiro ano de Porto, em situação de plantel equilibrado com o Benfica de Jesus conseguiu ganhar o Campeonato apesar de algumas ajudas arbitrais.
- No segundo ano, com uma equipa que manteve as suas principais pedras, substituindo apenas Falcão por Jackson teve algumas dificuldades em manter o nível da equipa na primeira volta visto que os jogadores estavam com a cabeça noutras paragens. A partir de Fevereiro mostrou óptimo futebol e manteve-se colado ao Benfica durante largas jornadas ultrapassando o Glorioso numa jogada de sorte que ainda assim fez por merecer. Ganhou o campeonato sem derrotas.
- Neste último ano orientou o Olympiakos chegando à equipa em Janeiro com 3 pontos de vantagem no campeonato e chegando ao fim do mesmo com 13 pontos de vantagem.
Pontos negativos deste treinador::
- Conotação com o Porto que lhe pode trazer fraca aceitação no primeiro anel da Luz.
- Fraca capacidade de fazer evoluir jogadores jovens. Melhorou muito a performance de alguns jogadores mas tratam-se de jogadores que já eram bons antes de trabalharem consigo como James, Hulk, Moutinho e Falcão.
Julgo não estar enganado...mas o Falcao não jogou com o Vítor Pereira a treinador e o James jogou muito menos com o Vítor Pereira do que com o AVB.
ResponderEliminarFalcão foi embora antes de VP ser o treinador. Falcão marcou o golo ao Braga, na vitória da LE e foi embora nesse fim de época!
ResponderEliminarO Pinto da Costa é que era um bom treinador...... O Pinto da Costa!!!
ResponderEliminarVade rectro...! Outro Artur Jorge, nunca.
ResponderEliminarAinda bem que Alá protege os 'mouros' e o Fenerbahçe existe!!!
Saudações Bicampeãs
TEM JUIZO PAH!!!!
ResponderEliminar