27 de abril de 2015

Um pouco de humor!



A minha televisão tem uma funcionalidade que eu adoro. Capta as conversas no relvado.
Posted by Luís Franco-Bastos on Domingo, 26 de Abril de 2015

Notas sobre o clássico

1- Excelente a moldura humana mas o apoio foi escasso na primeira parte. Na segunda sim... viveu-se o Inferno da Luz e o Porto acusou isso.


Benfica - Porto ( 24/04/2014) Coreografia por 1904s_slb
2- O empate foi o resultado mais justo para este clássico. No entanto se houvesse um vencedor só poderia ser o Benfica. O Porto dominou mais a primeira parte e o Benfica na segunda mas em ocasiões criadas o Benfica leva clara vantagem. Júlio César não fez uma defesa.

3- Para quem tinha "obrigatoriamente" que ganhar o jogo (se possível por 2-0) o Porto fez muito pouco na Luz. A entrada com duplo pivot (Casemiro + Ruben Neves) e a colocação de Oliver numa ala foram um desastre.

4- O jogo de Talisca foi a todos os níveis decepcionante. Num jogo com esta intensidade pedia-se que se disputasse cada bola como se fosse a última e Talisca disputou-as como se já se tivesse sagrado campeão. Este não é o Talisca que vimos na primeira volta do campeonato!

5- Samaris e Fejsa fizeram uma dupla imbatível. A partir da momento em que o Benfica fechou o meio campo, o Porto deixou de causar qualquer tipo de perigo. A capacidade da dupla do meio campo em recuperar bolas foi incrível faltando depois algum discernimento no momento de sair a jogar. Foram os momentos em que o Benfica mais perto esteve de marcar.

6- Quando Lopetegui tentou meter o Porto do costume a jogar com Oliver e Herrera no meio e com Quaresma e Hernani nas alas o Benfica fechou-se com Fejsa e depois André Almeida não dando qualquer tipo de chances. Muito melhor Jesus do que o seu colega de banco.


Conclusões do clássico

- O Benfica poderia ter fechado as contas do campeonato se tivesse tido um pouco mais de sorte em uma ou duas jogadas ontem.
- O Porto ficou mais longe do título e habilita-se a não ganhar nenhum troféu pela segunda época consecutiva. Uma tragédia para o lado da Antas.
- O jogo em Barcelos com o Gil é agora o mais importante. Depois de conquistar os 3 pontos em Barcelos o Benfica apenas precisará de ganhar os jogos que tem em casa.
- Lopetegui é uma personalidade abaixo da crítica. O que ele fez a Jesus no fim do jogo foi ridículo. O clima de guerrilha que ele provoca está fora de moda.

24 de abril de 2015

Como é que o Benfica pode ganhar ao Porto?

Situação 1: O Porto vai iniciar o jogo exactamente como fez contra o Bayern no Dragão. Irá pressionar forte em cima dos defesas centrais do Benfica jogando no erro dos mesmos. O que o Benfica terá que fazer nestes momentos será devolver a bola ao GR para que este faça jogo directo para os atacantes. O Benfica tem atacantes com capacidade de ganhar as bolas aos defesas portistas, bastando para isso que Gaitan e Salvio se juntem no meio a Lima e Jonas.

Situação 2: Quando for a vez do Porto ter a bola o Benfica terá que impedir os médios portistas de receber a bola pressionando forte sobre estes e cortando as suas linhas de passe. Os defesas centrais do Porto são fracos a sair a jogar pelo que é a eles que se deve dar a primazia de iniciar o jogo.

Situação 3: Um Porto sem Tello é um Porto com pouca capacidade de explorar os espaços nas costas da defesa do Benfica pelo que o Benfica deve tentar jogar o mais compacto possível quando não tiver a bola. Uma defesa subida vai fazer com que a inferioridade numérica no meio campo não se note tanto. Foi esta a chave do sucesso do Bayern em Munique.

Situação 4: As movimentações de Jackson. Jackson é um avançado muito perigoso na área mas não é só na zona de finalização que este ponta de lança joga. As suas movimentações na zona central  do terreno são muito perigosas e permitem muitas vezes a penetração dos médios ou dos extremos em zonas interiores. Os centrais do Benfica devem ter cuidado para não saírem do seu posicionamento. Quando forem atrás de Jackson é importante que não o deixem rodar e tabelar com os médios pois muitas das jogadas ofensivas do Porto nascem assim.

Situação 5: Lançamentos longos para Jackson ao estilo do golo ante o Bayern no Dragão. Dificilmente acontecerão jogadas destas pois os defesas do Benfica são fortes no jogo aéreo mas é uma das características do jogo portista quando joga em contra golpe.

Situação 6: Mudança de flanco colocando a bola no lateral. Uma das coisas que se vê o Porto a fazer de forma sistemática é chamar a equipa adversária para um flanco do campo e quando a equipa adversária se encontra desposicionada virar rapidamente o flanco para o lateral contrário que tem terreno livre para subir e causar desequilibro. Para evitar isto o lateral do Benfica terá que fechar mais ao meio cabendo ao médio ala fechar sempre esta linha de passe. Este tipo de passes são de elevado risco pois caso corram mal poderão dar perigosos contra ataques.

23 de abril de 2015

Benfica - Porto jogador a jogador - Defesa do Benfica vs ataque Porto

Brahimi vs Maxi : Brahimi já esteve em melhor forma e apesar de ser um excelente jogador a experiência de Maxi Pereira trás ao Benfica alguma tranquilidade nesta ala. Se Brahimi conseguir sacar um amarelo a Maxi no início do jogo os problemas podem ser maiores, mas caso contrário não deverá ser por este lado que o Benfica sofrerá mais.

Jackson vs Luisão + Jardel:  Jackson é de nível mundial e esteve estupendo contra o Bayern. Terá que ser marcado muito em cima pelos centrais. A sua forma física poderá não ser a melhor mas não deixa de ser sempre um perigo à espreita.

Quaresma vs Eliseu ou André Almeida: Eu apostaria em André Almeida devido  à solidez defensiva que este apresenta. Eliseu ataca bem mas com um super Quaresma naquela zona do terreno, Almeida poderá ser mais útil pois mesmo que jogue Eliseu nunca poderá abrir um grande espaço nas costas como gosta de fazer.

Ponto forte do ataque do Porto: classe mundial de Jackson e repentismo dos extremos.
Ponto forte da defesa do Benfica: classe e experiência de Luisão e Maxi.

Nota: Amanhã vou explicar como é que o Benfica poderá ganhar a este Porto. Um post à atenção de Jesus.

Benfica - Porto jogador a jogador - meio campo

No meio campo é difícil avaliar duelos individuais pois o Benfica deverá jogar com apenas dois médios e o Porto como habitualmente alinhará com três.

Pizzi + Samaris vs Oliver + Herrera + Casemiro: Neste sector o Porto claramente vai levar vantagem. Admito inclusivamente que caso Salvio não recupere entre Talisca para o seu lugar para poder ajudar ao meio. Caso os alas argentinos do Benfica (Salvio e Gaitan) joguem os dois, vai-lhes caber a árdua tarefa de equilibrar ao centro do terreno quando for preciso.

Ponto forte do meio campo do Porto: ter mais uma unidade que o Benfica e um criativo como Oliver.
Ponto forte do meio campo do Benfica: ter dois jogadores muito entrosados que jogam e fazem jogar.



Benfica - Porto jogador a jogador - Defesa do Porto vs ataque Benfica

Análise ao Porto - Benfica jogador a jogador:

Fabiano vs Júlio César: Um dos pontos fracos deste Porto. Fabiano não dá segurança suficiente à sua defesa. Pelo contrário, Júlio César tem sido um GR acima de qualquer suspeita dando segurança à zona defensiva. Fabiano tem óptimos reflexos mas falha quando menos se espera. Esperemos que Domingo seja um desses dias.

Danilo vs Gaitan: Danilo é mais consistente e Gaitan é mais explosivo. Será difícil a Gaitan passar por Danilo tal como será complicado a Danilo fazer aquelas piscinas que costuma fazer tendo Gaitan como opositor. Duelo equilibrado sendo que será preciso um super Gaitan para o Benfica poder desiquilibrar por aquela ala.

Maicon e Marcano vs Lima e Jonas: Lima e Jonas são os goleadores de serviço do Benfica. Maicon é um bom defesa mas Marcano nem por isso. Depois da fraca prestação em Munique poderá entrar Indi em vez de Marcano. Seja como for, os defesas centrais portistas terão pela frente um super Jonas em grande forma e um Lima que costuma ser carrasco do Porto. Neste duelo clara vantagem para o Benfica.

A. Sandro vs Salvio:  Alex Sandro é um defesa de grande nível tal como o é Danilo. Será claramente um dos vendáveis do lado da equipa Portista. Salvio não está num momento brilhante e vem de lesão. Nesta ala claramente a vantagem irá para o lado Portista. Se Salvio não recuperar e jogar Ola John teremos aí claramente problemas gravíssimos.

Ponto mais forte do ataque do Benfica: Jonas
Ponto mais forte da defesa do Porto: Danilo

22 de abril de 2015

Sobre o jogo em Munique não me apetece dizer nada

mas sobre o Porto tenho muito a dizer.

Fique a saber tudo sobre a equipa do Porto e como é que o Benfica poderá anular os craques portistas e onde é que poderão estar as maiores debilidades da equipa nortenha num próximo post.

Relativamente ao jogo de Munique foi pena não terem sido mais!

18 de abril de 2015

Carrega Benfica rumo ao 34

Hoje é preciso entrar com tudo em cima do Belém.

Enquanto não estiverem dois golos lá dentro não se pode abrandar.


Carrega Benfica!!!


16 de abril de 2015

Onde esteve ontem o mestre Guardiola?

De ontem apenas uma nota: o Porto estudou muito melhor o Bayern do que o Bayern estudou as fragilidades do Porto.

Com uma equipa completamente desfalcada o poderoso Bayern de Munique veio ao Dragão jogar com o convencimento de que a eliminatória estaria ganha. Nada de mais errado obviamente.

O Porto explorou o fraco jogo de pés dos jogadores defensivos do Bayern e meteu dois golos nos primeiros 10 minutos após falhas completamente infantis. Pelo contrário o Bayern não soube explorar as fragilidades que o Porto apresenta recorrente-mente em todos os jogos (farei um post mais à frente sobre as debilidades azuis e brancas - neste momento não interessa tirar o foco do jogo no Restelo).
Agora na Alemanha, o Porto vai-se armar em pequenino e meter o autocarro e o camião à frente da baliza para não sofrer golos. Ao contrário do que seria previsível, neste momento o Porto terá mais de 50% das hipóteses de passar esta eliminatória.

Nota1: Os dois laterais arredados da segunda eliminatória serão peças importantes no clássico na Luz e ausências muito notadas em Munique. Alex Sandro e Danilo são jogadores de nível mundial tal como Oliver, Brahimi e Jackson.
Nota2: O sucesso da eliminatória estará muito na forma como Robben, Ribery ou Javi Martinez possam recuperar para a segunda mão. Caso o Bayern continue desfalcado, as equipas ficarão equiparadas.
Nota2: Espero que o Benfica não se deixe amedrontar por este super Porto e que ganhe o seu jogo no Restelo já no Sábado. Depois na Luz logo se verá como será.



13 de abril de 2015

Benfica e Porto jogam ás 18 horas

A prova de que alguma coisa se estava a passar nos bastidores (uma tentativa de adiar o jogo por parte do Porto quem sabe...) é este comunicado da Liga.


Isto só prova que a Sporttv estava a pensar que o jogo não se iria realizar. Afinal parece que a Liga terá feito finca pé e poderá ter ameaçado com a não transmissão do jogo o que seria trágico para quem gosta de  futebol.

Tudo acabou bem e os jogos serão à mesma hora, coisa que deveria acontecer nestas últimas jornadas até haver campeão matemático.

Jogo do Porto sem transmissão televisiva?

E o Benfica no Restelo Sábado ás 18 horas...


É isto que vem no comunicado da liga como se pode ver na foto.

Mas isto é tudo muito estranho... muito estranho mesmo!

Que se estará a passar?  Haverá aqui algum esquema para se adiar um jogo a 4 dias do mesmo se realizar desvirtuando o campeonato?

Não sei o que se vai passar mas já me cheira a esturro.

11 de abril de 2015

vitória com nota artística

E um grande Jonas.


Para a semana é crucial continuar nesta caminhada no restelo.

10 de abril de 2015

4 momentos críticos para Pinto da Costa

Se viram o post de ontem verificaram que desde a ascensão de Pinto da Costa ao poder em 1982, quando destronou de maneira menos lícita Américo Sá houve 4 momentos em que o seu poder esteve em causa.

1. Dívida às finanças e respectiva penhora da Antas (resolvida pelo Totonegócio com a ajuda do amigo Major)

2. Caso dos Quinhentinhos (Viagem ao Brasil paga ao árbitro Carlos Calheiros. Nessa altura, o presidente do Sporting, Pedro Santana Lopes atacou fortemente o poder a norte  mas estava coxo pois o presidente Benfiquista Manuel Damásio a troco de uns lugares de poder na recém criada Liga de Clubes ficou aliado ao Porto e esfumou-se a oportunidade.

3. Eleição de Rui Rio e o sistema de Dias da Cunha. Quando Rui Rio foi eleito presidente da câmara municipal do Porto chocou de frente com uma corrupção instalada entre a Câmara e o clube das Antas. Teve coragem para parar com tudo isso e abrir uma guerra que 4 anos mais tarde venceu novamente com a sua reeleição por maioria absoluta. Dias da Cunha acusou os rostos do sistema e lutou contra ele. Não teve a sustentação certa dentro do Sporting quando estava no bom caminho e acabou derrotado internamente. Pinto da Costa, depois de três anos sem ganhar campeonatos foi buscar Mourinho e voltou aos tempos de maior glória.

4. Apito Dourado. Foi a maior derrota e abalo de Pinto da Costa. Depois do apito dourado as coisas nunca mais foram as mesmas. Foi obrigado a ginásticas que até ali nunca precisara de fazer como ir foragido para a Galiza. Nos últimos tempos passou a dividir os títulos com o Benfica e quando ganha já não o faz com mais de 10 pontos de avanço como no passado. Quem o tramou foram as escutas que revelaram todos os actos ilícitos de que já se desconfiava à muito tempo e a namorada da altura, Carolina, que traída veio abrir a boca e contar muitos dos podres do presidente portista.

Apesar destes 4 momentos negativos na presidência de Pinto da Costa, o presidente portista sempre se conseguiu levantar e dar a volta por cima das situações. Neste momento, o Benfica está a um pequeno passo de poder dar a Pinto da Costa a primeira grande estocada desportiva e financeira caso se consiga tornar bi-campeão. O Porto fez uma aposta financeira enorme e só ganhando o campeonato poderá justificar tamanho investimento.





9 de abril de 2015

A não perder...

Amanhã... Mega post sobre os maiores abalos provocados a Pinto da Costa durante o seu reinado.


Devemos sempre aprender com o que a história nos tem para contar!

Mostrem ao Lotopegui

Nunca nos podemos esquecer....


Como foi o reinado de Pinto da Costa...


Sujo sujo sujo...